10 de setembro de 2024 - 13:25

Agronegócio

03/09/2024 10:18

StoneX Mantém Projeção de Safra Recorde de Soja, mas Aponta Desafios no Início do Plantio Devido ao Clima

Estimativa de 165,04 milhões de toneladas depende de condições climáticas favoráveis, enquanto seca preocupa produtores no início da temporada

A consultoria StoneX manteve sua estimativa para a safra de soja do Brasil em 2024/25, projetando uma produção recorde de 165,04 milhões de toneladas. Apesar do cenário otimista, que representa um aumento de 10,8% em relação à safra anterior, a consultoria alerta para as dificuldades que o tempo seco pode trazer ao início do plantio, especialmente para o Brasil, o maior produtor e exportador mundial de soja.

Esse aumento significativo na produção está ligado à expectativa de uma recuperação nas produtividades, após os desafios climáticos enfrentados na última temporada. No entanto, a especialista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi, ressalta que o alcance desse potencial está condicionado a um clima favorável. "Para alcançar esse potencial, o clima precisa ficar dentro da normalidade", destacou Lodi em nota oficial.

Atualmente, um padrão de seca predomina em grande parte das regiões produtoras, com previsões meteorológicas indicando chuvas esparsas e localizadas nas próximas duas semanas. Essa condição pode dificultar o aproveitamento da janela de plantio, mesmo para as áreas que encerram o vazio sanitário contra a ferrugem da soja antes da metade de setembro.

A StoneX também informou que o crescimento esperado na área plantada é modesto, abaixo de 1%, em um contexto de preços pressionados e expectativa de ampla oferta global. A consultoria manteve sua projeção de 46,5 milhões de hectares para a área plantada na safra 2024/25.

Embora um possível atraso no plantio da soja devido à seca não seja um fator crítico para o desempenho da safra em si, ele pode impactar a segunda safra de milho, que é semeada logo após a colheita da oleaginosa.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados