Primeira Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem início em Barra do Garças

Cidades 15/03/2025 05:38

Evento reúne comunidade local e especialistas para debater políticas públicas relacionadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal De Saúde, deu início na manhã desta sexta-feira, 14 de março, na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento acontece no Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias e se estenderá ao longo do dia, reunindo autoridades, especialistas e membros da sociedade para debater e formular propostas voltadas à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores. 

A abertura contou com uma solenidade oficial, que teve a participação do vice-prefeito Professor Sivirino, da Secretária de Saúde Salete Lauermann, do diretor do Escritório Regional de Saúde, Franco Manciolli, e de Dinomar Mota, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Após a cerimônia, os participantes foram convidados a participar de uma dinâmica de integração, seguida pela abertura das mesas-redondas. 

O primeiro eixo temático, intitulado “Política Estadual da Saúde do Trabalhador", foi conduzido pelo Advogado Dr. Danilo Lopes. Em seguida, a professora Dra. Marina Bittencourt, do curso de enfermagem da UFMT, abordou o segundo eixo com o tema “As novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Já o terceiro eixo, “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”, foi representado pela defensora pública Dra. Lindalva de Fátima.
Segundo a secretária de saúde Salete Lauermann, o evento será importante para melhorias na saúde. “O evento contribui para melhorias nas políticas públicas de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Nós passamos por um período de pandemia, e agora estamos em um novo patamar de saúde, sem saber o que pode vir pela frente. Por isso, essa conferência é de extrema importância”, destacou.  

A conferência é uma oportunidade para construir e debater temas que fortaleçam a saúde do trabalhador, promovendo fiscalização, conscientização e incentivando a participação ativa dos trabalhadores na criação de políticas públicas. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos para a formulação e votação das propostas, que seguirão para a conferência estadual, e posteriormente, para a conferência nacional.


Chama no Zap

(66) 98405-0740