De acordo com Adelcino Lopo (MDB), será realizado um estudo dos impactos ambiental, financeiro e comercial para promover a construção da via
Na manhã desta terça-feira (18), a sede da Prefeitura de Pontal do Araguaia foi palco de um encontro entre empresários e a administração municipal para discutir planejamento urbano e investimentos na cidade. Durante o evento, promovido com um café da manhã, o prefeito Adelcino Lopo (MDB) apresentou a proposta para a construção da avenida Beira Rio, um projeto que pode impactar significativamente o desenvolvimento da região.
A nova via está prevista para ser implantada nos fundos da Unidade I do Campus Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciando no mercado Super Pontal e seguindo até o anel viário. Segundo o prefeito, o projeto encontra-se em fase de estudos ambientais, financeiros e comerciais, garantindo que a construção respeite a mata ciliar e possibilite a instalação de empreendimentos ao longo da avenida.
“Está sendo feito um estudo do impacto ambiental, financeiro e comercial. Vai ficar a 300 ou 400 metros do rio, respeitando a mata ciliar e deixando espaço para que seja feito comércio”, explicou Adelcino Lopo.
O gestor citou como referência a avenida Otacílio José dos Santos, em Barra do Garças, que facilita o acesso aos bairros Jardim Toledo e São Conrado, destacando a relevância de um projeto semelhante para Pontal do Araguaia.
Para viabilizar a construção da nova via, a prefeitura já possui recursos destinados à elaboração do projeto. No entanto, o avanço da iniciativa também dependerá da colaboração dos proprietários dos terrenos na área prevista para a implantação da avenida.
“Se eles entenderem que dão conta de doar aquele espaço, vamos elaborar o projeto e trabalhar recursos. Eu se fosse empresário, nem pensava duas vezes. Imagina a valorização do seu imóvel, com a avenida passando ali”, ressaltou o prefeito.
A proposta ainda passará por novas discussões e estudos técnicos antes da definição dos próximos passos para sua execução.