No Estado, alvos de prisões e de busca e apreensão são de Cuiabá, Glória D>Oeste, Cáceres e Porto Esperidião
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Venalis, visando desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico internacional de drogas e outros crimes conexos.
Cerca de 70 policiais federais participam da ação, que também conta com o apoio da Policia Militar de Mato Grosso (Força Tática de Cáceres, a 225 km de Cuiabá, na região de fronteira do Brasil com a Bolívia).
Cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá, Glória d’Oeste, Cáceres e Porto Esperidião, em Mato Grosso, Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Rio Verde e Jataí (GO), Santa Inês (MA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Orocó (PE), Campinas e Cosmópolis (SP)
Além das prisões preventivas e busca e apreensão, foram determinados os bloqueios judiciais de contas bancárias pertencentes a alguns membros do grupo criminoso e de suas empresas, além de serem quebrados os sigilos financeiros, bancários e fiscais.
Dois fuzis, três pistolas e diversas munições foram apreendidas pelos policiais.
As investigações apontam que os suspeitos atuavam de diversas formas, sendo "laranjas", transportadores, intermediadores e traficantes responsáveis pela distribuição em suas regiões.
O grupo utilizava o transporte pelo modal rodoviário, em carros de passeio, com a carga oriunda da Bolívia e Peru.
A logística era especializada na entrega de entorpecentes partindo de Mato Grosso para outros estados da federação, como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, além do Nordeste brasileiro.