Assembleia Legislativa aprova criação de premiação para valorizar cobertura da imprensa estadual
Por Samir Machado
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria o Prêmio de Jornalismo do Governo de Mato Grosso foi aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta tem como principal objetivo incentivar e reconhecer a qualidade do trabalho dos profissionais de comunicação que atuam na cobertura dos fatos, da história, da cultura e do desenvolvimento do estado.
O texto, que agora segue para sanção do governador, estabelece que o prêmio terá cinco categorias para contemplar a diversidade da produção jornalística:
-   
Jornal Impresso: Para reportagens veiculadas em jornais e revistas.
 -   
Internet: Focada em reportagens publicadas em sites e portais de notícia.
 -   
Vídeo: Abrangendo trabalhos de reportagem em televisão e plataformas digitais (incluindo video-podcasts).
 -   
Áudio: Para reportagens de rádio e podcasts em streaming.
 -   
Fotografia: Destinada à melhor imagem ou série fotográfica.
 
"A comunicação é um pilar da democracia e a imprensa mato-grossense cumpre um papel fundamental ao levar informação de qualidade à população. Este prêmio é um reconhecimento justo ao esforço e dedicação desses profissionais", afirmou o presidente da ALMT, durante a votação.
O projeto prevê que, excepcionalmente, uma das categorias levará o nome do fotojornalista Marcos Vergueiro, uma homenagem póstuma ao profissional que dedicou sua carreira à cobertura dos eventos de Mato Grosso. A expectativa é que, com a sanção da lei, o Executivo possa lançar o edital de premiação ainda no ano vigente, reforçando o estímulo à produção de reportagens que valorizem a identidade e as grandes histórias locais.

        
                    
                        				    
        				Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL        				
                            		
    			




