Alevinos Fortalecem Renda Familiar

Cidades MEIO AMBIENTE 04/11/2025 12:27

Iniciativa de peixamento em Araguaiana beneficia pequenos produtores e o meio ambiente local

Por Samir Machado

​A cidade de Araguaiana (MT) recebeu, no dia 03 de novembro, uma doação de 15 mil alevinos, através de uma iniciativa liderada pelo ex-prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, visando o fortalecimento da renda dos pequenos produtores e a preservação ambiental. A ação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente do município, Diari dos Reis Paulino Feitosa, em entrevista exclusiva ao jornal O Interior, ele ressaltou o impacto positivo do projeto que é resultado de uma parceria com: a Primeira Expedição Aquática Socioambiental, o jornalista José Maurival Cavalcante Luz, diretor do Jornal O Interior, e o senador de Mato Grosso Jayme Campos (UNIÃO).

 

​Benefícios Diretos para a Comunidade

A doção dos alevinos atende a uma demanda por incentivo à piscicultura e oferece uma oportunidade de melhoria econômica para as famílias da região. O secretário Feitosa enfatizou a importância do projeto para os moradores.

​A distribuição dos alevinos ocorreu imediatamente após o recebimento (03/11), quando foram selecionados 30 produtores rurais para o peixamento inicial, com cada um recebendo 500 alevinos.

​"Significa muito, para nossa região, porque trouxe para os nossos pequenos agricultores alevinos que com certeza serão vendidos daqui alguns dias, proporcionando uma melhoria na sua renda familiar", destacou o secretário Diari Feitosa.

​O ato de entrega foi realizado na sede da Prefeitura, e os alevinos já foram destinados aos respectivos tanques de cultivo.

 

Impacto e Perspectivas Futuras

​A expectativa é que a iniciativa comece a gerar retorno financeiro em um período de aproximadamente seis meses. O secretário de Meio Ambiente expressou satisfação e manifestou o desejo de continuidade da parceria.

​"Temos certeza que ano que vem, se tiver novamente, vamos estar parceiros com eles de novo", afirmou Feitosa sobre a parceria com Marcelo Aquino. Ele defende que a região precisa de um representante local, na Assembleia Legislativa, que conheça e defenda as demandas que só conhece quem, de fato, tem vivência com os municípios da região do vale do Araguaia.

Marcelo Aquino reforçou que o projeto demonstra o potencial da piscicultura como fonte de renda em Araguaiana e como desdobramento de ações socioambientais na região. “​A expectativa de colheita é de seis meses, quando os peixes poderão ser vendidos e a renda será revertida para as famílias produtoras. O que a gente defende é o incentivo a ações como esta que tem o potencial de gerar renda para a população, preservando o meio ambiente”, salientou o ex-prefeito e completou: “Temos que nos preocupar em proteger a naturezae e  o ser-humano”.

 

​Contexto da Expedição Aquática Socioambiental

​A doação de alevinos em Araguaiana está inserida no contexto da 1ª Expedição Aquática Socioambiental, um projeto liderado por Marcelo Aquino que percorre bacias hidrográficas do Vale do Araguaia com foco na recuperação de margens de rios e na educação ambiental.

​A expedição percorreu um percurso de mais de 1.000 quilômetros pelos rios: Araguaia; das Mortes; e Tapirapé, com duração de 10 dias.

​A jornada teve como ponto de partida o município de Barra do Garças e encerrou em Porto Alegre do Norte.

​Em Araguaiana, a comitiva realizou o plantio simbólico de árvores nativas do cerrado, e centenas de mudas foram doadas à Secretaria de Meio Ambiente para ações de arborização.

​O prefeito de Araguaiana, José Marra Nery, destacou que "ações como essa são como sementes que renderão bons frutos no futuro", reconhecendo a importância da preservação ambiental e da parceria com os líderes do projeto.


Chama no Zap

(66) 98405-0740