17 de abril de 2024 - 18:52

Ciência e Tecnologia

20/06/2023 18:47

Presidente da Fapemat participa de debate sobre apoio de empreendedorismo às Micro e Pequenas Empresas na Câmara Setorial Temática(CST)

A importância de estabelecer uma aproximação entre empresas e universidades, buscando a criação de centros de inovação nas empresas e aproveitando o potencial das universidades para contribuir nesse processo
Widson Ovando | Fapemat
 

Na terceira reunião de trabalho da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, realizada na manhã do dia 19, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, ressaltou as parcerias e investimentos para impulsionar o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado.

Durante o encontro, Fernandes destacou os esforços da Fapemat nos últimos quatro anos para aumentar o fomento a diversos projetos de pesquisa, empreendedorismo, inovação e popularização da ciência, além de bolsas de formação. Ele ressaltou a importância de estabelecer uma aproximação entre empresas e universidades, buscando a criação de centros de inovação nas empresas e aproveitando o potencial das universidades para contribuir nesse processo.

 

Um dos pontos destacados foi a Chamada Pública da Fapemat, denominada TECNOVA II - MT, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em micro e pequenas empresas sediadas no estado de Mato Grosso. Outra iniciativa mencionada foi o Programa Centelha 2 MT, cujo objetivo é estimular o empreendedorismo inovador e a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos.

 

A Fapemat também está direcionando recursos para incentivar a pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria de Mato Grosso, com o objetivo de promover o reaproveitamento adequado e a agregação de valor aos resíduos industriais. Além disso, foram destacadas parcerias com empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) do estado.

 

No âmbito dos ambientes de inovação e empreendedorismo, a Fapemat está cooperando com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) para implantar o Parque Tecnológico MT em Várzea Grande. Outras iniciativas mencionadas foram o apoio à criação ou consolidação de Ambientes de Empreendedorismo e Inovação e a realização de maratonas de programação de soluções tecnológicas e de inovação em todo o estado (HackMT ).

 

Marcos de Sá mencionou que a Fapemat está trabalhando no aprimoramento das redes sociais e página da web, visando facilitar o acesso dos micro e pequenos empreendedores às parcerias. Ele ressaltou o papel dos agentes de inovação contratados pela instituição, que têm a função de prospectar e acompanhar os projetos junto às entidades e empresas.

 

O presidente da CST, Cléber Ávila Ferreira, considerou a reunião muito produtiva e ressaltou a importância de esclarecer dúvidas e dar visibilidade ao trabalho da Fapemat. Ele destacou a necessidade de ampliar o diálogo com a iniciativa privada e facilitar o acesso às informações sobre os investimentos disponíveis.

 

O próximo encontro da CST está marcado para o dia 3 de julho, às 10h, e contará com a presença da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci).

 


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados