17 de abril de 2024 - 19:36

Ciência e Tecnologia

22/09/2023 11:11

CAPES e FAPEMAT realizam oficina em MT para a construção do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

A “Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível” busca diálogos em inovações para o aprimoramento da pós-graduação em todos os estados
Widson Ovando | Fapemat
 
 Nesta quinta-feira (21), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), realizaram uma oficina para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, que comporá o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), em elaboração pela CAPES.  Essa ação acontece em todos os estados e tem o apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Participaram do evento, governo, academia, setor agropecuário, indústria e comércio, representantes dos discentes de pós-graduação e sociedade pública organizada.

 O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é um importante instrumento de planejamento para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Seu processo de construção envolve uma Comissão Especial que realiza um diagnóstico e faz recomendações. A CAPES, em seguida, utiliza esses subsídios para desenvolver o plano, promovendo diálogo com os estados para criar a Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e buscar inovações na pós-graduação. Haverá uma consulta pública em outubro, e o documento final do PNPG 2024-2028 será submetido à aprovação pelo Conselho Superior da CAPES em dezembro.

A oficina foi realizada no auditório Garcia Neto no Palácio do Governo de MT e composta por cerca de 24 pessoas que foram divididas em grupos de trabalho por segmento, onde eram orientados pelas facilitadoras da CAPES.
Oficina para debate de ações no programa de pós-graduação de alto nível em Mato Grosso
Créditos: Widson Ovando/Fapemat

Carolina Costa Borges, da Coordenação de Fomento à Ações Emergenciais da Diretoria de Programas e Bolsas no País,  enfatizou a importância do atual diálogo estabelecido entre a CAPES e o Estado de Mato Grosso. “O objetivo dessa colaboração é a construção de uma agenda nacional de recursos humanos que impulsione o desenvolvimento do estado por meio da formação de alto nível”.
O Secretário-adjunto de desenvolvimento Cientifico, tecnológico e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação ( SECITECI),  Rodrigo  Bruno Zanin, pontuou, “quero agradecer em nome do secretário professor doutor Allan Kardec a presença da equipe estratégica da CAPES, que está indo nas pontas ouvir as demandas do estado, para definir aquilo que nós teremos nos próximos anos como Plano Nacional de Pós-Graduação”.

De acordo com o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, “esse planejamento de ações para as especializações, poderão mostrar as necessidades de cada setor no estado, trazendo soluções adequadas, contribuindo com uma economia mais competitiva,  governo  mais  eficiente  e beneficiando toda sociedade”.
 

Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados