06 de outubro de 2024 - 06:36

Curtinhas

28/09/2024 11:54

Festa de São Cosme e Damião

Erês - essas entidades são as verdadeiras expressões da alegria e da honestidade, são verdadeiros magos, apesar da aparência frágil. Erês vem da língua yorubá e significa diversão e brincadeiras, ao contrário quando associam sua tradução com criança.

A manifestação dos Erês ou Ibejis, a concepção de que existem sete planos da Vida em que os seres se desenvolvem, justifica a existência do Plano Encantado ou Quinto Plano da Vida e, é nesse plano que se desenvolvem os Erês; nos reinos que são regidos por tronos; pais e mães Orixás.

Os Erês e os Ibejis manifestados na Linha das Crianças têm como objetivos pleno abrir os sentidos e as faculdades desses seres para que eles tenham capacidade de se diferenciarem entre si, de desenvolverem percepções sobre o todo, de se sensibilizarem e sentirem a vida como nós sentimos. A pureza, simplicidade e até mesmo a dificuldade de compreensão das adversidades humanas é marca registrada dos encantados, já que ainda não entendem o que é vida neste planeta.

O pai de santo Dionildo Campos, do Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo, ressalta a importância de celebrar o dia de São Cosme e Damião, o dia das crianças: “A alegria da infância, do encantamento feliz na alvorada da vida é energia que vai alimentar - forjando na vida inteira – o prazer do novo e do aprendizado. Grandes escritores, pintores, mesmo arquitetos e músicos, expressam em suas artes o olhar encantado das crianças descobrindo a vida. Quando a arte acorda em nós a criança esquecida, adormecida ela é divina. Na Umbanda, o culto às crianças expressa nossa reverência à pureza ingênua dos infantes, ao tempo em que colocamos em prática o ensinamento de Jesus: Deixai vir a mim os pequeninos.”  

Já para Guilianna Altimari mãe de santo do Centro Espírita São Francisco e Santa Sara Kali menciona: “a festa de Cosme Damião vem para resgatar a nossa essência primordial de como chegamos a esse plano. A energia da pureza, alegria, sinceridade, simplicidade, amorosidade entre outras emoções que estão mais latentes quando somos crianças. Salve são Cosme e São Damião! Salve os Erês!”.  A festa de São Cosme e Damião esse ano será no Centro Espírita Nossa Senhora do Carmo, dia 25/09 a partir da 19:30h,  com distribuição das tradicionais sacolinhas de doces.

Em contrapartida, os “pequenos” são manifestadores naturais dos sentidos da vida e quando entramos em contato com eles somos inundados pelo Orixá, do qual são regidos. Desperta em nosso íntimo as questões que tangem esse sentido, seja ele fé, amor, conhecimento, justiça, lei e todos os sentidos ao qual entendemos pelos nossos Sagrados Orixás.

Elementos:

  • Sincretismo: São Cosme e São Damião;
  • Vela: Rosa claro, azul claro ou mista de rosa com azul;
  • Flores: Margaridas, flores coloridas;
  • Oferendas: Bolos, doces, pirulitos, dentre outras;
  • Bebida: Água, sucos doces e guaraná;
  • Pedras: Coloridas variadas;
  • Dia da semana e data comemorativa: Domingo e Segunda – feiras e 27 de Setembro;
  • Saudação: “Bejiróó! Oni Beijada” ! – A saudação tem significado de: “Ele é dois”
  • Ponto de Força: Jardins floridos, praças, parquinhos;
  • Símbolos: Brinquedos, doces;
  • Linha de Trabalho: Oxumaré;
  • Atributos: São seres encantados, então nunca passaram pela experiência do existir humano, trazem a energia da renovação, enchem as almas de esperança e empolgação por tudo que é novo, sabem nas incertezas que e encontram as melhores respostas. Sua missão é a de intermediar o contato entre as pessoas e os orixás.

Ponto encantado:

Cosme e Damião

Damião cadê do um

Do um foi passear

No cavalo de Ogum

Dois seria do mar

Dois mamãe Iemanjá (2x)

Oração dos Erês:

“São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicais á cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai todos os médicos e farmacêuticos, medicai meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra o mal. Que vossa inocência e simplicidade, acompanhe e proteja todas as crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou repouse também em meu coração. Que a vossa proteção São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sinceros, para que as palavras de Jesus, também sirvam para mim: “Deixai vir a Mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus”. Ah, São Cosme e São Damião, rogai por todos nós. Amém”

 

Gilda Portella - pesquisadora e mestranda PPGECCO- UFMT   


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados