O ROG Xbox Ally permitirá que os jogadores acessem sua biblioteca de assinaturas do Game Pass em movimento, o que significa que os membros começarão com centenas de jogos.
A Microsoft finalmente revelou seu tão aguardado console portátil, anos depois que ele foi primeiramente anunciado.
O ROG Xbox Ally permitirá que os jogadores acessem sua biblioteca de assinaturas do Game Pass em movimento, o que significa que os membros começarão com centenas de jogos.
Ele está sendo feito em parceria com a Asus, que fabrica dispositivos de jogos portáteis desde 2023, e será lançado no final de 2025 - embora não se saiba quanto custará.
As especulações sobre a Microsoft fazer um Xbox portátil se espalham há mais de uma década, com a empresa começando e descartando vários esforços ao longo dos anos.
O anúncio da Microsoft vem apenas três dias após o lançamento do Switch 2.
Assim como seu antecessor, o Switch 2 é um dispositivo de jogos híbrido - o que significa que pode ser jogado em movimento e conectado a uma TV.
Seu sucesso provavelmente levou ao design do Steam Deck da Valve, um PC portátil que dá aos jogadores acesso a toda a biblioteca de títulos que compraram através do serviço de distribuição de jogos Steam - embora nem todos os jogos funcionem no dispositivo.
Isso significa que a Microsoft pode ser acusada de estar um pouco atrasada no jogo quando os rivais já existem no espaço, mas o benefício de suporte nativo para o Game Pass provavelmente abordará muitas preocupações para seus 34 milhões de assinantes.
A nova versão portátil da Microsoft virá em dois modelos, o ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X.
"Quer você esteja em casa ou em movimento, seus jogos favoritos devem segui-lo", disse Roanne Sones, chefe de dispositivos de jogos da Xbox.
"Ambos os portáteis permitem que os jogadores joguem nativamente, através da nuvem ou remotamente com seu console Xbox em outra sala."
As duas versões compartilham uma tela de 7 polegadas com resolução de 1080p.
A versão base vem com 16 GB de memória e 512 GB de armazenamento, enquanto a versão "X" tem 24 GB de memória e o dobro de armazenamento.
A versão mais poderosa do portátil também tem uma bateria maior e um processador mais poderoso.
Em ambos os casos, a Xbox espera convencer os jogadores de que oferece algo fora da caixa que seus rivais não oferecem - o sistema operacional da Microsoft.
"Como esses portáteis executam o Windows, você tem acesso a jogos que não consegue em outro lugar, para que possa desfrutar de toda a liberdade e versatilidade dos jogos de PC", disse a Sra. Sones.
Em outras palavras, os jogadores podem sair do aplicativo Xbox e iniciar outras plataformas de jogos - como Steam e EA Play - através do dispositivo.
Mas toda essa capacidade tem um custo quando se trata de peso.
Com 670g e 715g, respectivamente, as versões base e X do Xbox Ally podem ser mais pesadas do que os jogadores portáteis estão acostumados - com o novo Switch 2 da Nintendo pesando um pouco menos, com 534g.
E resta uma grande questão sem resposta - o preço.
A Microsoft decidiu não revelar quanto seu novo portátil custará, mas é evidente que a versão X mais poderosa também será mais cara.
O Switch 2, que tem uma tela semelhante, é vendido a £ 395 no Reino Unido, enquanto o Steam Deck custa entre £ 349 e £ 569, dependendo das especificações.
Parte do sucesso do Game Pass é que muitos lançamentos novos e muito aguardados aparecem no serviço no dia do lançamento, o que significa que os jogadores podem economizar dinheiro assinando - embora você perca o acesso a um jogo se cancelar sua assinatura.
Em seu evento de apresentação onde revelou o novo portátil, a Microsoft anunciou vários jogos novos - incluindo a revelação de que 17 novos títulos chegarão ao Game Pass PC e Ultimate no primeiro dia.
Muitos deles são jogos muito aguardados, como Tony Hawk's Pro Skater 3+4, Ninja Gaiden 4 e Outer Worlds 2.
Também inclui o novo Call of Duty: Black Ops 7 quando for lançado - provavelmente este ano.
O novo jogo será uma sequência do aclamado Black Ops 2, lançado pela primeira vez em 2012.
Curiosamente, embora o jogo tenha sido confirmado para vários consoles, não houve menção do Switch 2 no evento - apesar da Nintendo ter assinado anteriormente um acordo de 10 anos para trazer a série para seus consoles em 2022.
Mas há algo mais que muitos fãs de jogos ficaram entusiasmados em finalmente ver revelado.
O muito aguardado remake de Persona 4, com o subtítulo Revival, será refeito 17 anos após seu lançamento no PlayStation 2.
O original, que mostra um grupo de amigos investigando uma série de assassinatos no interior japonês, é considerado um clássico dos jogos.
Mas os fãs da série terão que esperar, pois a Sega e a Atlus não compartilharam uma data de lançamento para o remake.