O ginásio de esportes da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia (UFMT-CUA) foi palco da solenidade de colação de grau de 130 formandos dos 16 cursos de graduação em bacharelado e licenciatura da instituição, na noite desta quinta-feira (20). A cerimônia, que marca o fechamento de uma etapa da vida acadêmica e o início da vida profissional, contou com a presença de familiares, docentes e gestores da universidade.
Apesar da greve dos servidores técnicos, a pró-reitoria de graduação da UFMT decidiu manter as datas previstas para a colação de grau a fim de evitar possíveis problemas relacionados ao não cumprimento de compromissos financeiros, contrato de trabalho, locação de imóveis e logística dos estudantes graduandos do período 2023/2.
De acordo com o pró-reitor da UFMT-CUA, Adam Luiz Claudino de Brito, o evento é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica. "Servidores técnicos, servidores terceirizados, docentes e alunos não mediram esforços para a realização deste momento especial na vida acadêmica."
Para o agora bacharel em direito Lucas Nunes, a colação de grau é a materialização de um sonho familiar. "Ficou marcada em minha trajetória de vida. Não foi fácil, foram muitos desafios, noites mal dormidas, conciliar estágio e aulas da faculdade, provas, Trabalho de Conclusão de Curso, entre outros. Enfim, depois de todo esse caminho acadêmico percorrido, poder materializar o fechamento desse ciclo com chave de ouro na colação de grau representou um marco final, uma experiência vivida, que jamais vou esquecer," afirmou Lucas.
“Eu, como aluna, me encontro realizada por finalizar minha jornada acadêmica. Sempre foi meu sonho entrar em uma universidade federal e, mesmo com todos os obstáculos, tenho muito orgulho da minha trajetória durante esses quatro anos de curso,” contou Ana Maldonado, recém-formada em letras.
A cerimônia reuniu cerca de 900 pessoas e teve mesa de autoridades composta pelos professores Rosaline Lunardi (vice-reitora), Jackson Resende (pró-reitor de pós-graduação), André Leite (pró-reitor de Gestão de Pessoas), Adam Luiz Claudino de Brito (pró-reitor pro-tempore), Ana Paula Morbio (gerente de Graduação e Extensão – GGE), Carline Trentin (diretora do ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais), Joyce da Silva (diretora do ICET – Instituto de Ciências Exatas e da Terra), Eliane Ndiaye (diretora do ICBS – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde) e Ana Paula Sacco (diretora da ADUFMAT - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso), além da universitária Sophia Alves (presidente DCE – Diretório Central Estudantil).
A formatura marcou não só o fim de uma fase acadêmica, mas também o início de novas jornadas profissionais e pessoais para os formandos, celebrando suas conquistas e os desafios superados ao longo dos anos de estudo.