Não adianta decorar regras gramaticais, é preciso interagir, treinar e colocar essa prática na rotina
O domínio do inglês é considerado essencial por 73% dos brasileiros para o mercado de trabalho, mas apenas um quarto deles o usa efetivamente no dia a dia profissional, segundo pesquisa da Pearson, em parceria com a Opinion Box. Além disso, quase 30% dos entrevistados se dizem pouco confiantes no idioma, apontando para uma lacuna entre a necessidade e o uso real da língua no país.
Especialistas indicam que o principal desafio para quem quer aprender uma nova língua está na combinação entre disciplina, prática constante e imersão cultural. Lucca Lacerda, sócio-fundador da rede de franquias Spaceclass, afirma que o aprendizado vai além da teoria e exige interação diária. "Não adianta decorar regras gramaticais, é preciso interagir, treinar com outras pessoas e colocar essa prática na rotina, seja mediante aulas, músicas, leituras, podcasts ou filmes."
Ele afirma ainda que o medo de errar decorrente da falta de familiaridade com o idioma paralisa muita gente. "Mas é um passo importante no processo de aprendizado. Quando o aluno entende isso, começa a criar intimidade com a língua e enxergar cada tentativa como uma etapa do processo, e não como fracasso."
Muitos estudantes sentem vergonha ou insegurança em falar o segundo idioma com outras pessoas. Para Lacerda, essas pessoas podem usar a IA como aliada para treinar e serem corrigidos sem medo do julgamento ou do erro. "A tecnologia foi desenvolvida justamente para potencializar e acelerar o aprendizado, proporcionando, acima de tudo, um ambiente seguro."
"Quando as pessoas entendem que aprender uma nova língua não é só um compromisso na agenda, mas uma forma de se conectar com pessoas e culturas, inserindo isso na rotina, o processo fica muito mais prazeroso e os resultados aparecem mais rápido", complementa.
Para ajudar quem quer acelerar esse processo, Lacerda lista seis estratégias essenciais:
Defina objetivos claros
- Estabeleça metas realistas, como aprender a letra de uma música, assistir a uma série sem legenda e com o áudio do país de origem. Profissionalmente, se apresentar em público em poucos meses. Metas específicas mantêm a motivação alta.
Exposição constante ao idioma
- Consuma filmes, músicas, podcasts e notícias no idioma que está aprendendo para acostumar o cérebro a novas palavras e expressões.
Pratique conversação desde o início
- Mesmo com vocabulário limitado, falar em situações reais é fundamental para ganhar confiança e superar o medo de errar.
Use a tecnologia a seu favor
- Aplicativos, aulas online e inteligência artificial podem personalizar o aprendizado e oferecer feedback imediato.
Busque imersão cultural
- Participe de viagens, intercâmbios, grupos de conversa e eventos multiculturais sempre que possível para vivenciar o idioma no cotidiano.
Tenha constância
- Estudar todos os dias, mesmo que por pouco tempo, é mais eficaz que longas sessões esporádicas. Incorporar o idioma à rotina torna o aprendizado mais prazeroso e eficiente.