Atletas estudantis de MT conquistam 12 medalhas nos Jogos da Juventude em João Pessoa
Mato Grosso ficou entre os sete estados brasileiros com maior número de medalhas nos Jogos da Juventude, que ocorreram de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (Paraíba). Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a delegação mato-grossense conquistou 12 medalhas nas modalidades de taekwondo, badminton, natação, wrestling e atletismo.
De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a meta era colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do Brasil.
“Conseguimos ficar entre os sete no quadro de medalhas, deixando estados que sempre estiveram na ponta para trás. É uma marca fantástica dentro dos Jogos da Juventude, que é a maior competição nacional escolar nessa faixa etária”, celebra Marcelo, que também chefiou a delegação nos Jogos.
O evento esportivo reúne os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude simbolizam o início da carreira de grandes esportistas brasileiros, como Darlan Romani e Alison dos Santos, a judoca Sarah Menezes e o mesatenista Hugo Calderano.
“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, ao secretário David Moura, ao adjunto Beto Corrêa e a toda equipe Secel pelo empenho que possibilitou essa brilhante classificação de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2024”, complementa Marcelo.
Além das medalhas, dois mato-grossenses se sobressaíram batendo os únicos recordes do atletismo. No lançamento do dardo, Francisco Paulo Petri, de Marcelândia, atingiu 74,66m e superou o recorde de 10 anos, que era de 71,04m. No salto triplo, Davi Souza de Lima, de Cuiabá, cravou 15,55m, desbancando a distância que era 15,41m há oito anos.
No primeiro bloco, realizado de 13 a 16 de novembro, as competições abrangeram as modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. De 17 a 22 de novembro, as disputas foram de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. E de 23 a 28 de novembro, o terceiro e último bloco envolveu as modalidades de atletismo, esgrima, handebol e voleibol.
Confira as medalhas conquistadas por Mato Grosso:
Ouro (6)
Taekwondo: Jhennifer Cristina Pires, na categoria até 49 kg
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 100m costas
Atletismo: Francisco Paulo Petri, no lançamento de dardo
Atletismo: Rafael Tokashiki Souza, no salto em altura
Atletismo: Vitoria da Silva Marques, nos 3.000 metros
Atletismo: Davi Souza De Lima, no salto triplo
Prata (2)
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 50m costas
Atletismo: Aldo Neto Tserebre Tsere Uhi, nos 3.000 metros
Bronze (4)
Badminton: Jeferson Cristaldo e Jhonatan Damasceno, na dupla
Wrestling: Wandson Rodrigues de Deus, na luta livre até 110 kg
Wrestling: Kaylen Eduarda Gomes, na luta livre até 65 kg
Atletismo: Giovana Santana Reia, no lançamento de disco
A seleção feminina de handebol mato-grossense ainda conquistou o bronze da 2ª divisão dos Jogos da Juventude.