Clubes foram enquadrados no artigo 213 do (CBJD), que prevê penalidades para condutas que prejudiquem o andamento de eventos desportivos
Cuiabá, Mixto e Primavera foram multados pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD-MT) devido à baderna nos mandos de campo, utilização de sinalizadores de fumaça e objetos arremessados no gramado por seus torcedores.
O Dourado foi enquadrado nos artigos 191, III e 213, I, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e vai ter de pagar R$ 3.500. A punição se dá pelo acendimento de sinalizadores no jogo contra o Operário-VG, no dia 08 de março, no estádio Dito Souza, no segundo tempo da ida da semifinal da competição estadual.
O julgamento aconteceu no dia 25 de março, no plenário Dr. Mário Cardi Filho, na sede da Federação Matogrossense de Futebol (FMF). A sessão foi conduzida pelo auditor presidente da 2ª Comissão Disciplinar Desportiva, Targus Rigon Weska e pelo secretário-geral do TJD-MT, Caic Vinícius de Souza Siqueira. Além do auditor presidente, estavam também presentes os auditores DR. Érico Lima de Arruda, o Dr. Leonardo Benevides, o Dr Gustavo Fernandes da Silva Peres e a Dra Barbara Lopes de Almeida. Dr Cézar Villar Magalhães representou a Procuradoria de Justiça Desportiva.