17 de abril de 2024 - 20:06

Policial

04/04/2024 08:14

PF desmantela esquema de tráfico internacional de armas

Nesta quinta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Ficção ou Realidade, visando desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, provenientes dos Estados Unidos e destinadas a facções criminosas e milícias no Rio de Janeiro.

A investigação, desencadeada a partir de informações da Receita Federal, revelou que a quadrilha utilizava uma empresa do ramo de efeitos cinematográficos para armazenar ilegalmente os armamentos importados. Os criminosos alegavam guardar "materiais de efeito não lesivo destinados ao serviço de show pirotécnico", com o intuito de não levantar suspeitas.

O principal alvo da operação é o advogado Fernando Humberto Henriques, condenado em 2015 pela Justiça Militar por calúnia e investigado por desvio de armas do Exército em 2020. Henriques também prestou depoimento como testemunha de defesa no julgamento de Ronnie Lessa, réu confesso da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Os agentes da PF cumpriram 6 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Maringá (PR), com apoio da Homeland Security Investigations (HSI), braço investigativo do Department of Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos.

Em janeiro deste ano, autoridades dos Estados Unidos apreenderam em Miami uma expressiva quantidade de material bélico prestes a ser enviado clandestinamente ao Brasil. Entre os itens apreendidos estavam 261 carregadores de alta capacidade e 88 acessórios de conversão de armas de fogo conhecidos como Kit Roni.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional e comércio clandestino de armas de fogo e acessórios, além de associação criminosa, podendo ser condenados a até 31 anos de reclusão.


Plantão

(66)98408-0740

Copyright  - O Interior News - Todos os direitos reservados