Mais de 60 Garrafas de Whisky Suspeitas de Adulteração São Apreendidas

Policial NOVA XAVANTINA 24/10/2025 09:06 Com informações do G1 MT

Ação Policial e Vigilância Sanitária em resposta a caso de intoxicação por metanol em Água Boa foca em identificar a cadeia de comercialização de bebidas adulteradas na região do Araguaia

 

Por Samir Machado


A Polícia Civil de Nova Xavantina (MT), a 651 km de Cuiabá, deflagrou a Operação Gole Mortal e apreendeu, na terça-feira (21 de outubro de 2025), mais de 60 garrafas de whisky com suspeita de adulteração. A ação ocorreu em dois mercados do município, que fica próximo a Água Boa, local de um caso grave de suspeita de intoxicação por metanol.

As apreensões são uma resposta imediata ao aumento de casos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas na região.

Ligação com Caso de Metanol

A operação ganhou urgência após um empresário de Água Boa ter sido transferido para Goiânia (GO) com perda de visão, com suspeita de ter ingerido whisky contaminado com metanol. Além disso, o estado de Mato Grosso confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol no dia seguinte à apreensão, quarta-feira (22).

As garrafas apreendidas em Nova Xavantina foram encaminhadas à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para confirmar se houve, de fato, falsificação e, possivelmente, contaminação com metanol.

O delegado responsável pela investigação, Flávio Leonardo Santana Silva, alertou a população sobre os riscos.

"Alertamos que o consumo de bebidas alcoólicas com origem duvidosa representa grave risco à saúde. Orientamos que a população denuncie, de forma anônima, as práticas suspeitas. As investigações prosseguem com objetivo de identificar a cadeia de comercialização de bebidas adulteradas para impedir que esses produtos potencialmente perigosos cheguem aos consumidores", afirmou o delegado.

Tratamento e Sintomas

O Ministério da Saúde e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) têm reforçado as orientações para que os profissionais de saúde reconheçam precocemente os sintomas de intoxicação por metanol, que incluem tontura, dor de cabeça, náusea ou alterações visuais.

Para os médicos, as recomendações incluem:

  • Administrar etanol (ou fomepizol) como antídoto o mais rápido possível;

  • Encaminhar os casos graves para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI);

  • Notificar imediatamente as autoridades de saúde.


Chama no Zap

(66) 98405-0740