Legislativo Paulista será representado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, por Marina Helou (Rede)
Parlamentares da Comissão de Relações Internacionais se reuniram, nesta terça-feira (28), para deliberar sobre o requerimento de número 2516/2023, de autoria da deputada Marina Helou (Rede), que solicitava autorização de viagem para Missão Diplomática Oficial com a finalidade de representar a Alesp e integrar a delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28. O evento será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
A deputada aproveitou o momento para apresentar à comissão o papel como parlamentar a ser cumprido na Conferência da ONU. Ainda segundo Marina Helou, ela deve participar como palestrante em quatro painéis, sendo eles: "Clima e Gênero", "Clima e Primeira Infância", "Clima e Adaptação Climática", além de uma apresentação sobre o programa "Cidades Sustentáveis e Hortas Urbanas", desenvolvido em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.
A deputada destacou, ainda, que planeja participar de negociações junto ao Ministério do Meio Ambiente.
Regulamentação
Os parlamentares discutiram na reunião a normatização de viagens para eventos, a fim de enriquecer o parlamento com experiências, bem como tornar o Legislativo Paulista presente em eventos de grande magnitude.
O presidente da comissão, deputado Maurici (PT), esclareceu a atual conjuntura da pauta. "Há um projeto de resolução protocolado na Casa aguardando que o presidente convoque um Congresso de Comissões, para que a gente possa dar sequência ao projeto, levando o mesmo a voto", disse Maurici.
Além do presidente, estavam presentes os deputados integrantes da comissão Gil Diniz (PL), Thiago Auricchio (PL), Paulo Fiorilo (PT), Maria Lúcia Amary (PSDB), Paulo Corrêa Jr. (PSD) e Itamar Borges (MDB).
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP 28, reunirá 197 países e mais de 200 líderes internacionais. No evento, serão discutidas e negociadas, principalmente, soluções e formas para mitigar os efeitos do aquecimento global no mundo.