Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto de Radiologia (Inrad) farão parte de programa da ONU
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) firmou um acordo na terça-feira (16) e vai se tornar um centro de referência internacional no tratamento do câncer. A unidade virará um centro âncora da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Foram selecionados o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto de Radiologia (Inrad), que farão parte de um programa criado pela AIEA para melhorar o acesso global ao tratamento do câncer, com foco em radioterapia e diagnóstico por imagem em países de baixa e média renda.
“Além da importância em ser sermos reconhecidos como um Centro Âncora da Agência Internacional de Energia Atômica, o que é motivo de orgulho e o que nos honra profundamente, salienta-se a importância social do papel de nossa Instituição em promover e apoiar o acesso mais amplo da sociedade a diagnósticos e tratamentos de excelência na área de oncologia, especialmente naqueles países que mais carecem de recursos humanos e tecnológicos”, afirmou Carlos Aberto Buchpiguel, vice-presidente do conselho diretor do Icesp.