Empresário Perde a Visão Após Suspeita de Whisky Contaminado com Metanol

Saúde EM ÁGUA BOA (MT) 24/10/2025 08:55 Com informações do G1 MT

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fazem operação após Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, ser levado para Goiás para tratar o nervo óptico seco. Outros casos na cidade são investigados.


Por Samir Machado

 

Um grave alerta de saúde pública foi emitido em Água Boa (MT), a 736 km de Cuiabá, após o empresário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, relatar ter sofrido perda de visão após consumir uma garrafa de whisky comprada em um mercado local. O caso está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) sob forte suspeita de contaminação por metanol.

Igor relatou que, após ingerir a bebida na noite de terça-feira (14 de outubro de 2025), começou a apresentar sintomas como sonolência, fortes dores de cabeça e estômago, enjoos e vômitos. Na quinta-feira (16), o quadro se agravou com falta de ar e uma severa alteração no campo de visão.

"A minha visão mudou de visão normal para uma visão como se tivesse duas lanternas ligadas dentro do meu olho. Eu via tudo branco", relatou o empresário.

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional Paulo Alemão, o diagnóstico inicial foi de intoxicação por etanol. No entanto, após receber alta a pedido no sábado (18) e buscar uma oftalmologista da família, a situação se mostrou mais grave.

O empresário está agora internado em uma unidade de saúde particular em Goiânia (GO), onde aguarda novos exames, mas já existe uma forte suspeita médica:

"Três doutores que a gente conversou até agora dão 99,9% de certeza que é o metanol. A oftalmologista comentou que o meu nervo ótico estava seco, não tinha corrente sanguínea nenhuma, ele estava estrangulado", ressaltou Igor.

Risco de Vida e Investigação em Massa

O metanol é uma substância altamente tóxica. Segundo a médica Patrícia Mello, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, se o diagnóstico e o atendimento não forem feitos rapidamente, a mortalidade pode superar 50%.

Após a denúncia de Igor, uma força-tarefa composta pela Polícia Civil e Vigilância Sanitária realizou uma operação na terça-feira (21) em comércios de Água Boa e cidades vizinhas. A investigação se tornou urgente, pois entre os dias 11 e 14 de outubro, outras pessoas já haviam apresentado reações adversas após consumir bebidas alcoólicas na região.

A SES-MT está monitorando o caso e aguarda os resultados dos exames laboratoriais de Igor. A Secretaria orienta a população que, ao ingerir bebida alcoólica de origem desconhecida e apresentar tontura, dor de cabeça, náusea ou alterações visuais, procure imediatamente uma unidade de saúde. Os sintomas de intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão.


Chama no Zap

(66) 98405-0740