Proprietária do Facebook, Meta, apresenta novos óculos inteligentes com tecnologia de IA

Variedades IA 19/09/2025 08:00 Lily Jamali https://www.bbc.com/news/articles/c5y599yz0l3o

O evento acontece em um momento em que a Meta enfrenta um escrutínio contínuo sobre o impacto de seus produtos, particularmente nas crianças.

A Meta apresentou uma nova gama de óculos inteligentes com tecnologia de inteligência artificial (IA), expandindo sua aposta de que eles serão um acessório indispensável para usuários em todo o mundo.

Em sua conferência anual de desenvolvedores "Meta Connect", o chefe da gigante da mídia social, Mark Zuckerberg, anunciou uma variedade de dispositivos em parceria com as marcas de óculos de sol Ray-Ban e Oakley.

A empresa também apresentou uma chamada pulseira neural que se combina com seus óculos Meta Ray-Ban Display para permitir que os usuários realizem tarefas como enviar mensagens com pequenos gestos manuais.

O evento acontece em um momento em que o proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp enfrenta um escrutínio contínuo sobre o impacto de seus produtos, particularmente nas crianças.

Ele chamou a tecnologia de um "enorme avanço científico" perante uma audiência de centenas reunidos no campus da empresa no Vale do Silício.

O Meta Ray-Ban Display vem com uma tela colorida de alta resolução em uma lente, onde os usuários podem fazer chamadas de vídeo e ver mensagens. Ele também possui uma câmera de 12 megapixels.

Durante suas demonstrações ao público, nem sempre as coisas saíram conforme o planejado.

Uma chamada pelo WhatsApp - que também pertence à Meta - para os óculos não foi completada, apesar de várias tentativas.

"Eu não sei o que dizer a vocês", disse Zuckerberg aos participantes.

"Eu continuo estragando isso".

Apesar da falha, Zuckerberg espera que a linha de acessórios inteligentes da Meta seja uma plataforma chave para integrar sua ferramenta de inteligência artificial, Meta AI, na vida das pessoas.

Analistas dizem que os óculos inteligentes provavelmente terão mais sucesso do que o projeto de metaverso multibilionário da empresa - mundos virtuais para conectar usuários em ambientes digitais.

"Ao contrário dos fones de ouvido VR, os óculos são um formato diário e não complicado", disse o vice-presidente e diretor de pesquisa da Forrester, Mike Proulx.

Mas, acrescentou, "cabe à Meta convencer a grande maioria das pessoas que não possuem óculos de IA de que os benefícios superam os custos".

Em uma informação relacionada, os ativistas e familiares de vítimas de suicídio protestaram na sede da Meta em Nova York, exigindo mais proteções para crianças em plataformas de mídia social, incluindo aquelas pertencentes à empresa.

Na semana passada, dois ex-pesquisadores de segurança da Meta testificaram perante o Senado dos EUA que a Meta encobriu potenciais danos às crianças decorrentes de seus produtos de realidade virtual.

Jason Sattizahn e Cayce Savage disseram que a empresa disse aos pesquisadores internos para evitar trabalhos que pudessem produzir evidências de danos às crianças com seus produtos VR.

A Meta negou as alegações e chamou as alegações de "absurdo".


Chama no Zap

(66) 98405-0740